Página - Conquista Municipalista: Lei prorroga uso de saldos da Saúde até dezembro de 2025
Conquista Municipalista: Lei prorroga uso de saldos da Saúde até dezembro de 2025
Página Conquista Municipalista: Lei prorroga uso de saldos da Saúde até dezembro de 2025
- 23/09/2025 às 10:04
A mobilização municipalista alcançou mais uma vitória importante. Foi sancionada a Lei Complementar 217/2025, oriunda do PLP 58/2025, que altera a LC 172/2020 e prorroga até 31 de dezembro de 2025 o prazo para que Estados, Distrito Federal e Municípios realizem a transposição e a transferência de saldos financeiros dos Fundos de Saúde.
A medida, celebrada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), garante mais segurança jurídica e eficiência no uso dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo o planejamento das ações locais e evitando a devolução de valores parados.
O impacto financeiro para os Municípios
Segundo levantamento da CNM, divulgado durante a última Mobilização Municipalista (09/09), os municípios ainda tinham disponíveis:
Mais de R$ 12 bilhões apenas na Conta Custeio SUS;
Cerca de R$ 400 milhões em contas antigas.
Sem a prorrogação, esses valores ficariam indisponíveis, comprometendo serviços e dificultando a gestão. Agora, os recursos poderão ser aplicados em ações prioritárias e emergenciais de saúde, oferecendo fôlego financeiro às administrações locais.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou a relevância da conquista:
“Os Municípios terão mais uma oportunidade, até dezembro deste ano, de zerar essas contas antigas e aplicar esses valores na saúde brasileira. Essa é mais uma conquista da nossa mobilização, pois o governo federal atendeu ao nosso pleito e sancionou a lei que aguardávamos.”
Com a nova legislação, Estados e Municípios poderão utilizar até o fim de 2025 os saldos provenientes de repasses do Fundo Nacional de Saúde efetuados até 31 de dezembro de 2023.
Isso significa:
Mais autonomia para os gestores locais;
Mais tempo para aplicar recursos já disponíveis;
Fortalecimento da rede de saúde com investimentos direcionados às necessidades imediatas da população.
A prorrogação reafirma a importância da articulação municipalista e mostra que a união dos gestores resulta em conquistas concretas para os Municípios e para a população brasileira.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…