Página - Casa cheia na FGM marca o 4º Encontro da Semad com foco na gestão de resíduos sólidos
Casa cheia na FGM marca o 4º Encontro da Semad com foco na gestão de resíduos sólidos
Página Casa cheia na FGM marca o 4º Encontro da Semad com foco na gestão de resíduos sólidos
- 16/10/2025 às 17:12
- - Atualizado há 9 meses atrás
A sede da Federação Goiana de Municípios (FGM) recebeu, nesta quarta-feira (15/10), o 4º Encontro promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), reunindo cerca de 20 prefeitos e prefeitas, além de secretários municipais de Meio Ambiente. O evento teve como foco principal a regionalização da destinação dos resíduos sólidos urbanos em Goiás.
Durante o encontro, foram debatidas propostas para a formação de grupamentos de municípios que compartilharão estruturas de aterros sanitários e estações de transbordo, conforme estudo de modelagem técnica elaborado pelo BNDES, na fase definitiva do Programa Lixão Zero. A iniciativa visa oferecer soluções ambientalmente adequadas e economicamente viáveis para os municípios goianos.
Destaque para a região Sudoeste
A região Sudoeste do Estado, uma das mais estratégicas para a logística de resíduos, esteve fortemente representada, com a presença de gestores e lideranças que destacaram os desafios locais e as necessidades específicas da região. A participação ativa dos representantes do Sudoeste reforçou a importância de uma escuta qualificada para a definição dos locais onde serão instaladas as infraestruturas regionalizadas.
Além de discutir os aspectos técnicos da proposta, o encontro também foi uma oportunidade para que os municípios compartilhassem experiências e sugerissem ajustes ao plano, com base nas realidades locais.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, Andréa Vulcanis, destacou a importância do diálogo com os municípios para o sucesso da regionalização:
“Não se constrói uma política pública sólida sem ouvir quem está na ponta. O que estamos fazendo aqui é um processo de construção conjunta, respeitando as realidades locais e garantindo que a solução para os resíduos sólidos seja ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.”
Representando o presidente da FGM o vice-presidente e prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal, e o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), José Délio, que reforçaram o compromisso com a pauta ambiental e com o fortalecimento do municipalismo sustentável em Goiás.
Com o auditório da FGM completamente ocupado, o evento demonstrou o engajamento dos gestores públicos na construção de soluções conjuntas para a gestão de resíduos sólidos, um dos grandes desafios da agenda ambiental e urbana no estado.
Notícias para Você
Notícias para Você
25 de Junho de 2026 Uirapuru
Prefeitura de Uirapuru avança com novas obras de pavimentação e fortalece a infraestrutura urbana do município…
A Prefeitura de Uirapuru segue avançando com obras de pavimentação em diferentes pontos do município. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com o desenvolvimento da cidade. Al&e…
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…