Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Casa cheia na FGM marca o 4º Encontro da Semad com foco na gestão de resíduos sólidos

Casa cheia na FGM marca o 4º Encontro da Semad com foco na gestão de resíduos sólidos

Página Casa cheia na FGM marca o 4º Encontro da Semad com foco na gestão de resíduos sólidos

A sede da Federação Goiana de Municípios (FGM) recebeu, nesta quarta-feira (15/10), o 4º Encontro promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), reunindo cerca de 20 prefeitos e prefeitas, além de secretários municipais de Meio Ambiente. O evento teve como foco principal a regionalização da destinação dos resíduos sólidos urbanos em Goiás.

Durante o encontro, foram debatidas propostas para a formação de grupamentos de municípios que compartilharão estruturas de aterros sanitários e estações de transbordo, conforme estudo de modelagem técnica elaborado pelo BNDES, na fase definitiva do Programa Lixão Zero. A iniciativa visa oferecer soluções ambientalmente adequadas e economicamente viáveis para os municípios goianos.

Destaque para a região Sudoeste

A região Sudoeste do Estado, uma das mais estratégicas para a logística de resíduos, esteve fortemente representada, com a presença de gestores e lideranças que destacaram os desafios locais e as necessidades específicas da região. A participação ativa dos representantes do Sudoeste reforçou a importância de uma escuta qualificada para a definição dos locais onde serão instaladas as infraestruturas regionalizadas.

Além de discutir os aspectos técnicos da proposta, o encontro também foi uma oportunidade para que os municípios compartilhassem experiências e sugerissem ajustes ao plano, com base nas realidades locais.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, Andréa Vulcanis, destacou a importância do diálogo com os municípios para o sucesso da regionalização:

“Não se constrói uma política pública sólida sem ouvir quem está na ponta. O que estamos fazendo aqui é um processo de construção conjunta, respeitando as realidades locais e garantindo que a solução para os resíduos sólidos seja ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.”

Representando o presidente da FGM o vice-presidente e prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal, e o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), José Délio, que reforçaram o compromisso com a pauta ambiental e com o fortalecimento do municipalismo sustentável em Goiás.

Com o auditório da FGM completamente ocupado, o evento demonstrou o engajamento dos gestores públicos na construção de soluções conjuntas para a gestão de resíduos sólidos, um dos grandes desafios da agenda ambiental e urbana no estado.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin