Página - Agricultura familiar é debatida como estratégia de fortalecimento econômico dos municípios goianos
Agricultura familiar é debatida como estratégia de fortalecimento econômico dos municípios goianos
Página Agricultura familiar é debatida como estratégia de fortalecimento econômico dos municípios goianos
- 04/03/2026 às 07:38
- - Atualizado há 4 meses atrás
O evento “Agricultura familiar como ativo econômico municipal: da subsistência à geração de receita local” será realizado no dia 12 de março, às 09h30, na sede da Federação Goiana de Municípios (FGM), reunindo representantes do poder público, universidades, cooperativas e instituições estratégicas para discutir o fortalecimento da agricultura familiar como vetor de crescimento econômico nos municípios goianos. A iniciativa propõe destacar o setor como instrumento de geração de renda, dinamização do comércio e ampliação da arrecadação local. Dentro da programação, será lançado o edital do programa “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar 2026”.
A ação é promovida de forma integrada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pela Federação Goiana de Municípios (FGM) e pela UNICAFES, com o objetivo de construir caminhos concretos para o desenvolvimento rural sustentável e ampliar o impacto positivo da agricultura familiar na economia municipal.
A programação inclui o painel “Agricultura Familiar em Goiás: cenários e perspectivas”, que apresentará um panorama atual do setor no estado; o debate “Cooperativismo, inclusão produtiva e desenvolvimento rural”, abordando o fortalecimento da organização coletiva; e o painel “Políticas Públicas para Agricultura Familiar: possibilidades e acesso”, que tratará de instrumentos e programas estruturantes voltados ao segmento.
Também serão apresentados casos de sucesso de secretarias municipais de Agricultura, entre eles o projeto SEMEAR: Nerópolis Plantando o Futuro, desenvolvido em parceria com a UNICAFES e reconhecido como referência em boas práticas. O evento conta com apoio da Federação Goiana de Municípios (FGM).
Notícias para Você
Notícias para Você
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…
24 de Junho de 2026 Porteirão
Prefeitura de Porteirão amplia investimentos e promove melhorias para fortalecer a educação municipal
A Prefeitura de Porteirão segue investindo no fortalecimento da educação pública, com ações que beneficiam estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Entre as melhorias realizadas estão a aquisição de televisores para a…