Página - AGM e FGM atuam em conjunto para garantir justiça no ICMS Ecológico e evitar prejuízo aos municípios
AGM e FGM atuam em conjunto para garantir justiça no ICMS Ecológico e evitar prejuízo aos municípios
Página AGM e FGM atuam em conjunto para garantir justiça no ICMS Ecológico e evitar prejuízo aos municípios
- 23/07/2025 às 15:12
- - Atualizado há 12 meses atrás
Fonte: Comunicação FGM e AGM
Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM) uniram forças em uma ação decisiva junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) para garantir a proteção dos municípios goianos diante da suspensão da fase recursal do ICMS Ecológico, referente ao cálculo do índice de participação para o exercício de 2026.
A medida foi tomada após a SEMAD anunciar, por problemas técnicos no sistema, a suspensão provisória do período de recursos — etapa essencial para que os municípios apresentem complementações e documentos comprobatórios de suas ações ambientais. O prazo final para envio das informações à Secretaria da Economia é 30 de julho, o que torna praticamente inviável a recomposição do calendário sem prejuízos.
Diante disso, as duas entidades protocolaram um ofício conjunto solicitando uma medida compensatória: que todos os municípios que apresentaram documentação sejam contemplados com a pontuação máxima nos critérios ambientais, assegurando que ninguém seja penalizado em função da falha do sistema estadual.
Segundo Paulo Vitor Avelar, presidente da FGM, a ação é uma demonstração clara da força do municipalismo goiano. “A atuação conjunta entre FGM e AGM é fundamental para garantir a equidade entre os municípios. Nossa proposta visa evitar injustiças e assegurar que nenhuma prefeitura seja prejudicada por algo que foge ao seu controle. É o municipalismo unido e vigilante”, afirmou.
Para o presidente da AGM, José Délio Júnior, o movimento conjunto tem gerado resultados concretos. “A união das entidades tem rendido frutos importantes para os municípios. Essa ação junto à SEMAD mostra que, quando trabalhamos alinhados, conseguimos construir soluções reais em defesa dos interesses dos gestores e da população”, destacou.
A proposta agora será analisada pela SEMAD, e as entidades seguem em diálogo para garantir que a transição metodológica do ICMS Ecológico ocorra com segurança, justiça e respeito à realidade dos municípios goianos.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…