Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Aberta adesão ao Programa “Na Ponta do Lápis” pelo Simec

Aberta adesão ao Programa “Na Ponta do Lápis” pelo Simec

Página Aberta adesão ao Programa “Na Ponta do Lápis” pelo Simec

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta segunda-feira (13/10), o período de adesão ao Programa Na Ponta do Lápis, voltado à promoção da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária nas escolas da educação básica. Estados, municípios e o Distrito Federal podem aderir até o dia 21 de novembro de 2025, por meio do módulo específico no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Instituído pela Portaria MEC nº 502/2025, o programa busca fortalecer a cidadania e estimular uma relação mais consciente e responsável com o dinheiro e o consumo. A proposta também abrange temas como previdência, impostos e seguros, contribuindo para formar estudantes com visão crítica sobre o impacto dessas questões na vida cotidiana e nos projetos de futuro.

A adesão é voluntária e deve ser formalizada com a assinatura do termo de compromisso pelos secretários de educação. As redes de ensino que aderirem ao Na Ponta do Lápis se comprometem a:

Indicar um coordenador técnico responsável pelo programa no âmbito local;

Compartilhar com o MEC informações e dados necessários ao planejamento, execução e avaliação das ações;

Elaborar um plano de trabalho voltado à implantação e fortalecimento das práticas de educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária;

Mobilizar profissionais da educação para participar das formações, trocas de experiências e disseminação de boas práticas.

Apoio técnico

Para auxiliar os entes federativos, o MEC disponibilizou um Guia Rápido de Adesão com orientações detalhadas sobre o processo no Simec. Dúvidas e solicitações de informações adicionais podem ser encaminhadas para o e-mail cogeb@mec.gov.br.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin