Página - 8º Encontro Anual de Gestores consolida-se como grande encontro do municipalismo no Centro-Oeste
8º Encontro Anual de Gestores consolida-se como grande encontro do municipalismo no Centro-Oeste
Página 8º Encontro Anual de Gestores consolida-se como grande encontro do municipalismo no Centro-Oeste
Após reunir mais de 2,2 mil participantes, 40 palestras e 30 expositores em 2025, o Encontro Anual de Gestores chega à sua 8ª edição ainda maior, consolidado como um dos principais espaços de conhecimento, inovação, articulação e fortalecimento da gestão
- 08/09/2026 às 08:24
- - Atualizado há 28 min atrás
A Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM) realizam, nos dias 2 e 3 de dezembro, a 8ª edição do Encontro Anual de Gestores, em Goiânia. Com uma trajetória construída a partir da valorização do municipalismo e da qualificação da gestão pública, o encontro se prepara para mais uma edição marcada pela troca de experiências, pelo conhecimento técnico e pela aproximação entre gestores, especialistas, instituições e parceiros dos municípios.
Os números alcançados em 2025 demonstram a dimensão que o evento conquistou: foram mais de 2.200 participantes, 40 palestras e 30 expositores. Resultados que evidenciam não apenas o crescimento do Encontro Anual de Gestores, mas também sua capacidade de reunir, em um mesmo ambiente, diferentes atores comprometidos com o desenvolvimento das cidades.
Ao chegar à oitava edição, o encontro reforça uma tradição que vem sendo construída ano após ano. Mais do que uma programação de palestras, o evento se tornou um espaço estratégico para discutir os desafios enfrentados diariamente pelas administrações municipais e apresentar caminhos para uma gestão mais eficiente, moderna, responsável e preparada para as transformações do setor público.
Conhecimento para transformar a gestão municipal
A programação de 2026 reunirá especialistas e palestrantes de diferentes áreas da administração pública, proporcionando aos participantes acesso a informações técnicas, experiências bem-sucedidas e debates sobre temas que impactam diretamente os municípios.
Entre os assuntos em destaque estarão questões estratégicas para o presente e o futuro das administrações municipais, como reforma tributária, educação, turismo, responsabilidade fiscal, precatórios, inovação e gestão pública, entre outras pautas fundamentais.
Entre os nomes já confirmados está Sebastião Rolon, que abordará o tema “Reforma Tributária em 2027: o que muda para os municípios e como se preparar para a nova realidade”. A discussão ganha especial relevância diante das mudanças que exigirão planejamento, conhecimento e capacidade de adaptação das administrações municipais.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Rio Quente, Romero Machado, também integra a programação com a palestra “Turismo: o investimento que gera desenvolvimento”, trazendo experiências e estratégias para que os municípios reconheçam o turismo como instrumento de geração de oportunidades, emprego, renda e desenvolvimento regional.
Na área da educação, Manoel Barbosa, da IDEA Gestão e Soluções Educacionais, apresentará o tema “Fundeb e gestão inteligente: como usar melhor os recursos para fazer a educação funcionar”, contribuindo para o debate sobre eficiência, planejamento e aplicação dos recursos públicos na educação municipal.
Outro tema de grande importância será apresentado pelo Dr. Uires Gomes, diretor do Departamento de Precatórios (DEPRE). Com a palestra “Dívidas judiciais dos municípios: como enfrentar o estoque de precatórios com segurança jurídica e responsabilidade fiscal”, o especialista abordará caminhos para um dos desafios que mais exigem planejamento financeiro e segurança jurídica dos gestores.
A programação contará ainda com outros especialistas e convidados, ampliando a diversidade de temas e experiências disponíveis aos participantes.
Expositores aproximam soluções dos municípios
Além da programação técnica, os expositores ocupam papel de destaque no Encontro Anual de Gestores. A presença de instituições, empresas e parceiros cria um ambiente propício para que os gestores conheçam ferramentas, tecnologias, serviços e soluções capazes de contribuir para a modernização da administração pública.
Em 2025, foram 30 expositores, demonstrando a força do encontro também como espaço de aproximação entre o setor público, instituições e fornecedores de soluções voltadas às necessidades municipais.
Essa integração permite que prefeitos, secretários, vereadores, técnicos e servidores conheçam novas possibilidades, estabeleçam contatos e encontrem alternativas que podem gerar resultados concretos para suas cidades.
Um encontro para quem faz a gestão acontecer
O público do evento é formado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos, servidores públicos, autoridades e demais profissionais envolvidos diretamente com a administração dos municípios.
A participação dessas lideranças transforma o encontro em um ambiente privilegiado de articulação e networking. Experiências vivenciadas em diferentes municípios podem ser compartilhadas, problemas comuns podem ser debatidos coletivamente e boas práticas podem inspirar novas iniciativas.
Em um cenário de constantes mudanças legais, fiscais, administrativas e tecnológicas, participar de espaços de atualização deixou de ser apenas uma oportunidade e passou a ser uma necessidade para quem ocupa funções de responsabilidade na gestão pública.
O Centro-Oeste se encontra em Goiânia
A realização da 8ª edição reafirma Goiânia como ponto de encontro de lideranças comprometidas com o fortalecimento dos municípios. Durante dois dias, o Centro de Convenções de Goiânia será palco de debates, conhecimento, inovação, conexões institucionais e troca de experiências.
Para a FGM e a AGM, promover um encontro dessa dimensão representa investir diretamente na capacidade dos municípios de oferecer respostas melhores à população. Quando gestores têm acesso à informação qualificada, novas ferramentas e experiências que deram resultado em outras localidades, todo o município pode ser beneficiado.
Conexão, conhecimento, inovação e networking são pilares que traduzem a proposta do evento e ajudam a explicar sua consolidação ao longo de oito edições.
Gestores, participem!
A 8ª edição do Encontro Anual de Gestores 2026 é uma oportunidade para ampliar conhecimentos, construir parcerias, conhecer soluções e se preparar para os desafios que já fazem parte da realidade dos municípios.
Reserve os dias 2 e 3 de dezembro e participe, no Centro de Convenções de Goiânia, de um dos grandes encontros municipalistas do Centro-Oeste.
Mais do que acompanhar palestras, participar do Encontro Anual de Gestores é estar presente onde ideias são compartilhadas, conexões são construídas e soluções para o futuro da gestão pública são debatidas.
Em 2026, o maior evento municipalista do Centro-Oeste está de volta. E os municípios são os protagonistas dessa história.
FGM e AGM juntas pelo fortalecimento dos municípios.
Notícias para Você
Notícias para Você
04 de Setembro de 2026 Assistência Social
FGM realiza 2ª edição do projeto “Vozes que Lideram, Ações que Transformam”
A Federação Goiana de Municípios (FGM) realiza, no dia 17 de setembro, das 9h às 12h, em sua sede, em Goiânia, a segunda edição do projeto “Vozes que Lideram, Ações que Transformam”. Desta vez, o encontro será v…
04 de Setembro de 2026 Cristalina
Prefeitura de Cristalina realiza desfile cívico de Independência no Distrito de Campos Lindos
A Prefeitura de Cristalina promoveu um expressivo desfile cívico no Distrito de Campos Lindos para celebrar a Independência do Brasil e integrar os moradores de toda a região. A iniciativa mobilizou centenas de estudantes, professores, bandas de fanfarra, servidores e fam…