Workshop Siconv Transparente será ministrado na FGM

Através de mais uma parceria firmada entre a FGM e a Segplan (Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento), no próximo dia 28 de agosto ocorrerá o “Workshop: Siconv Transparente – O Trabalho em Rede e os Desafios para Estados e Municípios”. A Rede Siconv tem por objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV. O evento será no auditório da FGM, das 09h às 17h, as vagas são limitadas, 120 no total.
O público alvo são prefeitos e prefeitas, secretários ou gestores que trabalham diretamente com a ferramenta do Siconv dentro da gestão municipal. O workshop tem o  objetivo de ampliar significativamente a capacitação dos usuários do SICONV, trabalhando o conhecimento voltado para o aspecto operacional do Sistema e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos.
Com isso a Rede Siconv cria a expectativa que fomente um círculo virtuoso, onde os resultados serão compartilhados por todos os entes da federação, na execução mais efetiva das políticas públicas com impactos diretos para os beneficiários finais e, consequentemente, no aumento da qualidade das prestações de contas finais no que se refere ao decréscimo dos processos de inadimplências.
Faça a sua inscrição
Essa atuação em rede compete a Portaria nº 161, de 10 de Maio de 2016, que dispõe sobre a constituição da Rede Siconv.
Segundo a Portaria em seu Art. 3º À Rede Siconv compete:
I – Promover ações de melhoria da gestão nos processos de transferências da União operacionalizados por meio do SICONV;
II – Auxiliar os órgãos e entidades integrantes da Rede Siconv nas atividades e processos voltados a capacitação dos usuários do Sistema; e
III – Aprimorar as atividades de comunicação e transparência dos instrumentos de transferências da União executados no SICONV.
Data: 28/08/2018
Horário: 09:00 ás 17:00
Local: Auditório da FGM – Rua 102 – Setor Sul, Goiânia – Goiás
Palestrantes:
Cleber Fernando de Almeida – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Atualmente atua como Coordenador-geral de Normas e Processos no Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
É Graduado em Ciências Contábeis, com curso de Administração, Orçamento e Finanças – ABOP (2006). Curso de SIAFI Gerencial – ABOP (2008) Participação das Semanas de Administração, Orçamentos e Finanças em 2006, 2007 e 2008. Curso de SIAFI Operacional (2005). Cursos de Convênios (Legislação, Elaboração e Prestação de Contas.
José Antônio de Aguiar Neto – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Atualmente é Coordenador Geral da Plataforma Tecnológica de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Formado em Ciências Sociais, com pós-graduação em docência no ensino superior.
Diversos artigos publicados em seminários nacionais e internacionais sobre a temática transferências voluntárias.
Experiência nas áreas de gestão de projetos, análise de requisitos e desenvolvimento de aplicações para os setores de desenvolvimento de software governamental.
Experiência em governança de sistema, mapeamento de processos, compras governamentais e gestão de transferências de recursos da União para estados, municípios e Organizações da Sociedade Civil.
Atuou como Coordenador de Relações Institucionais para a Prefeitura da Cidade de Recife e para o Governo do Estado de Pernambuco
Marilene dos Santos Nascimento – Coordenação Rede SICONV – Amapá
Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP (2013) e História pela Universidade Federal do Amapá (2000), pós-graduada em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas e Estatística com ênfase em educação.Técnica do Governo do Estado do Amapá na Secretaria de Planejamento na área de Gestão de Captação de Recursos, Coordenadora da Unidade Gestora da #RedeSiconv Estadual. Professora de história, com experiências acumulada nas áreas de Ciência Política, com ênfase em Análise do Processo Decisório, Planejamento, Gestão do conhecimento, educação e consultoria.
Faça a sua inscrição