77 Municípios goianos devem participar da Pesquisa Nacional de Saúde

A Federação Goiana de Município (FGM), informa que Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)  em 2019, com 2 mil Municípios de todo o país. Em Goiás, de agosto desse ano a fevereiro de 2020 serão visitados 77 Municípios. O Ministério da Saúde em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), fará o levantamento das informações de doenças crônicas não transmissíveis e a população com incapacidades físicas, além de indicadores relativos ao estilo de vida – sedentarismo, tabagismo, dieta, consumo de álcool – e à saúde bucal.
O IBGE realizará visitas em 108 mil domicílios, onde serão coletados por cerca de 1,5 mil agentes do instituto. A previsão inicial é divulgar os primeiros resultados em 2021. Será investigado também casos de violência, realização de exames preventivos e a percepção da população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa propõe coletar dados antropométricos – peso e altura – de um dos moradores dos domicílios visitados, para detectar a incidência de obesidade e estabelecer as medianas de peso e altura da população.
Diferente do questionário anterior do PNS 2019, serão incluídos novos temas como paternidade, participação masculina no pré-natal e condições de trabalho. Tendo também como novidade o módulo sobre atividade sexual, que será aplicado aos moradores maiores de 18 anos. Há perguntas sobre o uso de preservativos e a idade em que a pessoa teve a sua primeira relação.
O IBGE explica que a pesquisa seja realizada a cada cinco anos, com detalhamento nos níveis do Brasil, grandes regiões, unidades da federação, regiões metropolitanas que contenham os Municípios das capitais. A PNS foi promovida pela primeira vez em 2013, e dá continuidade a um ciclo de investigações realizadas a cada cinco anos, desde 1998, com os suplementos de saúde.
Para o Presidente da FGM, e vice Presidente da CNM, Haroldo Naves, esses dados são fundamentais para que as prefeituras possam desenvolver melhores políticas públicas nos municípios. Naves defende também a realização do censo a cada 5 anos. “Em um mundo globalizado que vivemos hoje, as mudanças são muito rápidas por isso a necessidade de censos a cada 5 anos. A contagem populacional tem impacto direto na administração dos municípios, e também financeiras com os recursos do FPM”.
Confira seu município aqui.
Fonte: FGM com dados do IBGE.