Segundo FPM de julho é maior que o previsto

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou hoje (18) os valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que serão creditados no próximo dia 20. Para este segundo repasse serão distribuídos, aos municípios goianos, R$ 26.870.997,29 – já descontados o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
O valor divulgado é 35,86% maior que a previsão inicial da STN, porém, apesar deste ganho, a estimativa é que o mês termine com uma perda de 34,88% sobre o mês de junho. Também pelos valores divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional, o mês deverá ter uma queda em torno de 6,30% em relação aos valores repassados em julho de 2017, o que representará a primeira queda desse tipo em 2018.

Na tabela acima, preparada pela equipe técnica da FGM, se apresenta um comparativo dos valores já repassados no primeiro e segundo repasse, bem como o comparativo com base no valor estimado para o terceiro repasse, que ocorrerá em 30 de julho.
O presidente Haroldo Naves recomenda cautela aos gestores municipais: “O período de repasses mais baixos do FPM somente está começando. Os prefeitos e prefeitas precisam ter cautela redobrada com as despesas, até que esse período passe”, explica.
Os valores repassados aos municípios goianos são apresentados abaixo, com o comparativo e atualização pelo IPCA, dos valores repassados no mesmo período em 2017.

Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional