4º Festival Chica Doida de Quirinópolis chega recheado de novidades

Quando dona Petronilha Ferreira Cabral inventou a Chica Doida há mais de 60 anos, em Quirinópolis, não imaginava o sucesso que sua receita faria não apenas em Goiás, mas também Brasil à fora. Claro que com o passar do tempo a Chica Doida vai ganhando novas pitadas, novas versões, mas sem jamais perder sua essência. E é a Chica Doida, uma delícia a base de milho verde a estrela principal do Festival Gastronômico que está sendo retomado com muitas novidades pela prefeitura municipal da cidade. O Festival em sua 4ª edição vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de maio,(sexta, sábado e domingo) no Parque de Exposições de Quirinópolis, com entrada gratuíta.
Na programação estão sendo preparadas oficinas temáticas com receitas inéditas. Sábado, dia 26, às 9 horas acontecem duas oficinas simultaneamente. Bolos Florais com Chantilly Estabilizado ministrada pela Flower Cake, Amélia Lino e a Oficina Chica Doida com Tilápia Dois Amores de Quirinópolis com a chef de cozinha Maria Rodrigues. No período da tarde, às 13 horas Mariana Rodrigues se junta às crianças da cidade na oficina Chica Doida das Crianças. É o famoso prato passando de geração para geração, pois as crianças serão orientadas no preparo e ainda vão conhecer a história da Chica Doida original. Cada criança receberá uma marmitinha com a Chica, nesse caso com a pimenta na dose certa para o paladar dos pequenos.
Já o chef de cozinha Eduadro di Castro, ministrará às 15 horas, também no sábado a oficina Comidinhas Volantes ensinando a técnica de três receitas daquelas porções que fazem maior sucesso nos eventos. Chica Mais Doida O Festival movimenta as escolas e é grande a expectativa do Concurso a Chica mais Doida com participação de 12 escolas municipais e também da UEG-Universidade Estadual de Goiás que integra o concurso pela primeira vez. Todas escolas participantes tem a liberdade de criar e ofertar o produto em versões inovadoras.
As criativas receitas serão avaliadas por uma comissão de jurados e as melhores serão premiadas nos quesitos sabor e apresentação. Haverá prêmios para os primeiros e segundos lugares dos dois quesitos. O concurso acontece em duas etapas. A primeira na sexta feira, dia 25 e a segunda, no sábado, dia 26, com a apresentação dos pratos aos jurados. Chica Flor Que tal uma pitada de flor na Chica Doida? A iguaria gastronômica tradicional à base de milho verde tem linguiça, jiló, queijo e muita pimenta. Agora vai receber flores. Isso mesmo, flores, graças a criatividade e ousadia da artista de bolos florais, a quirinopolina Amélia Lino.
A precursora no Brasil da técnica de flower cake (bolo florido), a cake designer Amélia Lino será a responsável pela Cozinha Show. Ela garante aliar beleza e sabor na Chica Flor que vai ensinar ao vivo durante sua apresentação no Festival. Conhecida internacionalmente, a Amélia Lino ministra cursos e palestras pelo Brasil e exterior ensinando sua técnica apurada e é super requisitada para entrevistas. A Cozinha Show é um dos momentos mais esperados do Festival.
O cardápio do festival está sob o comando dos talentosos chefs de cozinha Mariana Rodrigues e Eduardo Castro que prometem uma alquimia de sabores aos visitantes e moradores da cidade que sentarão à mesa nos dias do evento. Pratos quentes, saladas variadas, molhos bem elaborados e claro, a Chica Doida, estrela do Festival, estarão à disposição.
O valor do acesso ao Buffet é de R$ 20,00. Segundo os organizadores, parte da renda (50%) do restaurante, será revertida para a Associação dos Portadores de Câncer de Quirinópolis e será aplicada em melhorias da casa de apoio em Barretos, onde muitos pacientes buscam tratamento. Haverá também uma rica programação de shows com grandes nomes do rock nacional, axé e forró.
Potencialidades
A prefeitura municipal de Quirinópolis se esmera nos preparativos do festival que divulga as potencialidades do município, atrai turistas, movimenta economia e valoriza a culinária típica da cidade .“O Festival Chica Doida é um grande marco e a família quirinopolina que tanto aprecia o delicioso prato, se orgulha de sentar à mesa com os visitantes. A prefeitura tem a missão de preservar e propagar o ícone da nossa gastronomia”, garante o prefeito Gilmar Alves.
 
Fonte: Goiás Agora