2ª etapa do Censo Escolar 2021 é iniciada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a coleta de dados da segunda fase do Censo Escolar da Educação Básica 2021 – Situação do Aluno, nessa etapa, são reunidas informações sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos declarados na primeira fase do censo. Os gestores das escolas e das redes de ensino deverão enviar os dados da pesquisa estatística pelo Sistema Educacenso até 17 de março.

A etapa Situação do Aluno reúne informações como quantidade de aprovados ou reprovados, bem como quantos estudantes da educação básica foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram ao término do ano letivo de 2021. Os dados são fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade das instituições de ensino do País.

Questionário eletrônico – Nessa fase, o Inep também realizará a segunda edição da pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, que tem o objetivo de identificar as ações pedagógicas e sanitárias adotadas pelas escolas brasileiras diante das medidas de enfrentamento à disseminação da covid, assim como os impactos dessas medidas no calendário escolar do ano letivo de 2021. O questionário será disponibilizado no Sistema Educacenso em data a ser divulgada pelo Instituto.

Próximas datas – Após a declaração da Situação do Aluno, os gestores das escolas e das redes de ensino poderão realizar a conferência e a correção dos dados informados, no período de 4 a 18 de abril. O resultado final da segunda etapa do Censo Escolar 2021 será divulgado em 19 de maio de 2022.

Matrícula Inicial – A primeira fase da pesquisa estatística – Matrícula Inicial – foi realizada no período de 18 de junho a 23 de agosto de 2021. O Inep apresentou os resultados da pesquisa sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula nesta segunda-feira, 31 de janeiro, durante transmissão ao vivo, no canal do Instituto no YouTube.

Censo Escolar – O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. Sua realização é coordenada pelo Inep, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

FGM e Inep