2ª edição do Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da Pandemia é disponibilizado

O Guia de Orientação à Atenção Odontológica no Contexto da Pandemia foi atualizado, além das informações sobre cuidados e atenção à saúde bucal da população brasileira e do apoio à continuidade segura dos atendimentos durante o enfrentamento da Covid-19, a 2ª versão traz dois novos capítulos: Unidades de Terapia Intensiva e Agravos bucais relacionados ao coronavírus.

O material está em consonância com a nova versão do Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus. O documento foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pesquisadores.

O documento visa subsidiar a tomada de decisão dos gestores sobre o atendimento odontológico pautado em evidências e fortalecer a concepção de planejamento estratégico nos municípios. Somadas ao apoio técnico, as medidas federais de reforço à saúde bucal viabilizaram o repasse de R$ 227 milhões, em 2020 e 2021, para assegurar o atendimento odontológico seguro e a manutenção de serviços do SUS.

Desde o início da pandemia, de forma integrada com toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo Federal focou na produção de documentos com diretrizes para a prevenção, contenção e manejo dos agravos odontológicos. Foram consultadas constantemente as evidências e o conhecimento sobre a Covid-19 e a repercussão sobre o cuidado odontológico; gestores municipais e estaduais foram mobilizados para identificar as principais dificuldades com a organização dos serviços de saúde bucal; e conselhos de classe e conjunto de entidades envolvidos para contribuírem para o fortalecimento da saúde bucal da população brasileira, diante dos desafios impostos pela pandemia.

Para ter acesso ao guia, clique aqui.

FGM e MS