Reprovação e Aprovação no REANP são discutidas em Webinar realizada pela FGM

A Federação Goiana de Municípios (FGM), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Goiás (Undime), Conselho Estadual de Educação (CEE) e a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME GO) realizaram uma Webinar, na tarde de quinta-feira (05), debatendo a aprovação e reprovação em período de Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). A webconferência contou com a presença do Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha; o Presidente da Undime, Marcelo Costa; Presidente do CEE-GO, Flávio de Castro; Presidente da UNCME GO, Elcivan França, e a participação diretor de Educação da FGM e Prefeito de Ouro Verde, Jaime Ricardo.
O tema gera muitas dúvidas, e mantendo o compromisso de instruir os servidores municipais, as entidades realizaram o encontro que foi acompanhando simultaneamente por mais de duas mil pessoas. Ao dissertar sobre o tema, o Presidente do CEE, Flávio de Castro, trouxe um histórico sobre atuação do Conselho no tema, destacando as diversas resoluções que nortearam as ações no REANP. Especificamente sobre aprovação e a reprovação, Flavio destacou a Resolução 15, “Ela deu um norte, orientando de forma geral”. De acordo com Flávio, essa discussão deve passar também pelo momento da avaliação, “Em tempos de REANP, somente com uma avaliação, contínua e completa diminui o índice de reprovação”.
O Presidente da Undime, Marcelo Costa, sugere ponderação neste momento, “Em um ano atípico, devemos pensar em estratégias para alunos e não em resultados, lembrar que em 2020 e 2021 é um ano unido, devemos pensar que uma reprovação neste ano aumentaria a dificuldade e que ano que vem motivamos este aluno a aprender”. Marcelo enfatizou que mesmo com a sensação, “2020 não é um ano perdido”. O Presidente da Undime ressaltou que a escola tem autonomia para decidir a aprovação ou reprovação do aluno, pensando sempre no melhor para o aluno e para a escola. “Devemos lembrar que não existe aprovação/reprovação automática, e responsabilidade da escola fazer é todo esforço para a aprendizagem do aluno e reforçar o sistema para acompanhamento do mesmo”.
Elcivan França, Presidente da UNCME GO, destacou que os gestores educacionais devem ter muito cuidado na análise. “São vários fatores que a comunidade escolar devem atentar -se, portanto a reprovação não é a saída neste momento. Devemos pensar que vivemos situações diferente de avaliação, calendário escolar entre outros fatores. È um momento de refletir e pensar que em 2021 será uma ano para recuperar”.

Assista a transmissão completa aqui


Fonte: FGM