1ª edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer vai destacar experiências e ações voltadas à saúde da mulher

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que o Ministério da Saúde (MS) lança em abril, o 1º Prêmio Prevenção e Controle do Câncer para reconhecer e dar visibilidade às experiências que se destacam pela melhoria do acesso à população e pela organização do cuidado à saúde da mulher. A ação irá divulgar as medidas de prevenção e controle do câncer realizadas em todo o país, reforçando a importância da integralidade e coordenação do cuidado. O prêmio é realizado por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), do Ministério da Saúde.
Nesta 1ª edição, poderão se inscrever as secretarias estaduais e municipais de saúde e serviços habilitados em alta complexidade para oncologia. Em formato de vídeo, serão reconhecidas experiências que abrangem a prevenção, o rastreamento e/ou a detecção precoce do câncer, além de qualificação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), linha de cuidado e humanização, acesso e regulação, organização da Rede de Atenção Oncológica durante a pandemia da covid-19 e os cuidados paliativos.
A avaliação será feita por um comitê em duas etapas, formado por representantes do Ministério da Saúde e convidados. A primeira será entre os dias 26 de abril e 10 de maio – os vídeos classificados para a segunda etapa serão disponibilizados na página oficial e nas redes sociais do Ministério da Saúde. Entre os dias 11 e 24 de maio, serão classificadas as cinco melhores inciativas – um evento, a ser realizado com transmissão ao vivo no dia 31 de maio, irá homenagear os vencedores.
As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 6 de abril até o dia 26. O edital com o cronograma, datas e link para inscrição estão disponíveis abaixo:

Edital 

Inscrição
Fonte: FGM com dados da MS.