Fevereiro Laranja alerta sobre câncer no sangue

Campanha Fevereiro Laranja alerta sobre a leucemia, câncer que afeta os glóbulos brancos. A principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que é o local de fabricação das células sanguíneas. A FGM apoia essa campanha, e orienta a todos os gestores a desenvolverem campanhas em seus Municípios
Em Goiás, de 2010 a 2016, o Instituto Nacional do Câncer/Ministério da Saúde (Inca/MS) registrou 188 casos de leucemia – média de 32 casos por ano. Desses, 102 foram no sexo masculino e 86, no feminino. A estimativa de casos novos para o ano de 2018, válida também para o ano de 2019, aponta para a ocorrência de aproximadamente 300 novos casos, no Estado, uma média de 150 por ano.
A leucemia pode ter a forma aguda ou crônica. Na forma aguda, as células se multiplicam rapidamente provocando a morte das células saudáveis na medula óssea e sangue. Com isto, o paciente apresentará sintomas como intensa palidez, febre, dor óssea e sangramento cutâneo (hematomas no corpo), e se não tratado, a morte é em poucas semanas.