Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Governo de Goiás faz entrega de 55 máquinas e equipamentos às Prefeituras

Publicado em 14/mar/2019


A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza nesta sexta-feira, 15 de março, nova entrega de máquinas e equipamentos para Prefeituras contempladas por meio do contrato de repasse de patrulha mecanizada, estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Agricultura (Mapa). Serão entregues 41 caminhões, oito motoniveladoras, cinco tratores e um caminhão pipa, que vão beneficiar 30 municípios goianos. A lista das Prefeituras contempladas nesta segunda etapa pode ser conferida neste link.

Das 8 às 12 horas, os prefeitos deverão comparecer à sede da Seapa, no setor Leste Universitário, em Goiânia, para a assinatura do Termo de Cessão de Uso e coleta da autorização de retirada do maquinário. Já a entrega das máquinas e equipamentos ocorrerá das 14 às 17 horas, sendo tratores e motoniveladoras no estacionamento do Estádio Serra Dourada e caminhões na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Os veículos somente serão entregues após a assinatura do Termo e apresentação da autorização de retirada dos equipamentos. A previsão da Seapa é que com a regularização de documentação por parte das Prefeituras junto à Secretaria, outras cidades possam receber equipamentos nas próximas semanas.

A  pedido do Secretário de Agricultura e Pecuária de Goiás, Antonio Carlos, o Presidente da FGM, Haroldo Naves colocou sua equipe a disposição da SEAPA para  a interlocução com os Municípios, no sentido de que todas as máquinas sejam entregues aos gestores.  A FGM, tem acompanhado todo o processo, dando o respaldo preciso aos Prefeitos e Prefeitas de Goiás e suas equipes.

Primeira entrega
No último dia 8 de março, o governo de Goiás, por meio da Seapa, iniciou a entrega do maquinário para os municípios contemplados no contrato de repasse de patrulha mecanizada. Na primeira etapa, foram beneficiadas 92 Prefeituras que estavam com toda a documentação regularizada junto à Secretaria. Foi realizada solenidade na sede da Secretaria para formalizar o início da entrega do maquinário, com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, vice Lincoln Tejota, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, deputados federais da legislatura atual e anterior, deputados estaduais, secretários de Estado, representantes de entidades e demais pessoas.

Na primeira etapa, foram entregues 148 máquinas, sendo 118 caminhões basculantes, dois caminhões pipa, 12 tratores agrícolas (mais plana) e 16 motoniveladoras. A aquisição de patrulha mecanizada para o Estado de Goiás e a distribuição aos municípios goianos foi possível por causa de emenda parlamentar dos senadores e da bancada goiana dos deputados federais da legislatura anterior, em forma de contrato de repasse no valor de R$ 113 milhões.

De acordo com o secretário Antônio Carlos, por meio do contrato serão entregues 545 máquinas e equipamentos a 240 cidades goianas. “Há duas semanas, conseguimos dar prosseguimento à licitação que estava parada, relacionada a 212 restroescavadeiras deste mesmo convênio. A previsão é que esse maquinário seja entregue o mais rápido possível”. O secretário enfatizou que esses equipamentos ajudarão as Prefeituras em diferentes serviços. “Serão importantes para o desenvolvimento dos municípios goianos e acima de tudo, pela manutenção e preservação de estradas, dentro do projeto de patrulha mecanizada”.

Compromisso
De acordo com o secretário, o atual governo fez o compromisso de dar agilidade e celeridade na entrega do maquinário e a Seapa está cumprindo, seguindo todos os procedimentos legais e transparência nos processos. Ele disse que o governo anterior até chegou a realizar evento, no dia 28 de dezembro do ano passado, para fazer a entrega simbólica das máquinas aos municípios, com a presença de prefeitos do interior na capital goiana. Entretanto, devido a problemas na documentação e no pagamento, o maquinário não pode ser entregue. No início deste ano, houve a necessidade de regularização de documentos referentes aos municípios e aos equipamentos, com os processos sendo conduzidos pelo atual governo estadual, por meio da Seapa. O secretário enfatizou ainda que tudo está sendo feito de acordo com a legislação, exatamente para proporcionar agilidade na entrega do maquinário e transparência nos procedimentos adotados, além de manter compromisso com as prefeituras municipais. “Desde o início trabalhamos de forma responsável para solucionar o processo e realizar a entrega dos equipamentos aos municípios beneficiados”, enfatizou.

Parceria e envolvimento
Para o governador Ronaldo Caiado, a entrega só está sendo possível por causa do trabalho de todos os envolvidos, especialmente senadores e deputados federais da legislatura anterior, responsáveis pela emenda que disponibilizou recursos para a aquisição e distribuição das máquinas. Ele era senador na época da aprovação da emenda para Goiás. Caiado também enfatiza o esforço em regularizar a situação para que os prefeitos possam receber os equipamentos e levar benefícios para as suas cidades. “Antes, fizeram uma entrega de ‘marquetagem’, sem tomar os cuidados que realmente deveriam ser tomados. Agora, de forma responsável, estamos cumprindo a lei”, destacou. O governador reforça que os prefeitos que ainda não receberam o benefício, já estão atualizando documentos para que todo o maquinário possa atender 240 municípios contemplados em Goiás.

O prefeito de São Luís de Montes Belos, major Eldecirio da Silva – que esteve na solenidade de entrega das primeiras máquinas -, afirma que uma boa gestão pública não se faz apenas com notícias, mas com atitudes e ações. “Só quem é gestor sabe das dificuldades que todos estão enfrentando. Esse maquinário chega em um excelente momento e vai fazer a diferença nas cidades. Estamos terminando o período chuvoso e todos, sem exceção, possuem em seus municípios uma considerável área rural e estradas que precisam ser recuperadas”, diz.

Acesse aqui a lista dos Municípios que receberão seu maquinário nesta sexta feira dia 15.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Fernando Dantas – (62) 99227-2631

Hits: 41


Compartilhar




 
 
 





















A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás.

Leia Mais

Filie-se

Contatos


E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios