Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS


Novembro, mês para cuidar dos homens

Publicado em 06/nov/2018


Este mês, em alusão ao Dia Internacional do Homem, em 19 de novembro, ocorre o Novembro Azul, movimento criado pela sociedade para dar visibilidade à necessidade de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças que acometem a população masculina no Brasil. A Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizará ações ao longo do mês, com o objetivo de orientar os homens sobre o autocuidado e principais causas de mortalidade e morbidade da população masculina no Estado de Goiás. O slogan deste ano é “Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”.

Saúde frágil

Dados disponíveis em DATASUS apresentam como as três principais causas de mortalidade da população masculina: doenças cardiovasculares; causas externas (violências e acidentes) e neoplasias. Dentre as neoplasias, em Goiás, a primeira causa de óbitos é o câncer de pulmão, seguido pelo câncer de próstata. No Brasil é o segundo mais comum entre os homens (atrás do câncer de pele não melanoma). E é o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão.

Para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata. Além da cor azul, há quem se disponha a deixar o bigode crescer durante o mês de novembro (o que é conhecido em alguns países como “movember”, uma mistura das palavras inglesas moustache e november).

Além das atividades desenvolvidas com enfoque a campanha Novembro Azul, a área técnica de Atenção a Saúde do Homem, ao longo do ano, realizou assessoramento e visitas técnicas a municípios visando a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Realizou, em outubro, o 5º Seminário Estadual de Saúde do Homem: Saúde, Masculinidades e Políticas Públicas. Desenvolveu o monitoramento das ações desenvolvidas junto aos 246 municípios. Realizou oficinas à implantação da Estratégia Pré-Natal do Parceiro. E representado a área em diversos Grupos de Trabalho, a exemplo, GT do Programa de Saúde da Escola, GT Intersetorial de Promoção da Saúde, Comitê Estadual de Investigação da Transmissão Vertical de Sífilis, HIV e Hepatites Virais B e C.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde

Hits: 30


Compartilhar




 
 
 





















A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás.

Leia Mais

Filie-se

Contatos


E-MAIL: [email protected]
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios