Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS


Outubro termina e queda no ICMS se confirma

Publicado em 30/out/2018


O último repasse do ICMS, neste mês de outubro, está sendo realizado nesta terça-feira (30). O valor divulgado pela Caixa, responsável pela distribuição aos municípios goianos, é de R$ 43.003.027,32, já com a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Este valor é 33,13% menor que o repassado no mesmo período do ano passado e acabou por confirmar a tendência de perda, de 9,54%, no mês. Os cálculos, feitos pela equipe da FGM, consideram a atualização dos valores de 2017 pelo IPCA.

O desempenho pífio do ICMS neste mês também puxou para baixo o acumulado anual, que embora ainda não apresente uma queda, está apenas 0,01% de ganho, isto considerando os valores nominais, sem reposição das perdas acumuladas pela inflação. Quando os valores do ano anterior são atualizados com base no IPCA se verifica uma perda de 3,53%.

Na análise gráfica dos valores repassados em 2018, comparados com os valores nominais de 2017, fica nítido o sofrível desempenho do ICMS, que terminou com perda em seis dos dez meses transcorridos até agora.

Restando apenas dois meses para o fim do atual exercício financeiro as projeções não são otimistas. Haroldo Naves, presidente da FGM, avalia que “em relação ao ICMS, se houver ganho, ele deverá muito insignificante. Os prefeitos e prefeitas precisam de cautela para o fechamento das contas”, orienta ele.

 

Veja aqui os valores do seu município

Hits: 55


Compartilhar




 
 
 





















A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás.

Leia Mais

Filie-se

Contatos


E-MAIL: [email protected]
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios