Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS


Edital busca iniciativas contra desperdício

Publicado em 09/out/2018


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança Chamada Pública para a seleção de boas práticas no combate à perda e ao desperdício de alimentos. A ideia é identificar, chancelar e divulgar iniciativas que promovam maior aproveitamento de comida no Brasil. As melhores ações serão divulgadas nas mídias eletrônicas do MMA, receberão certificado de reconhecimento e comporão a base de dados do Ministério. As inscrições começam hoje (4) e vão até 23 de outubro, às 18 horas.

As três iniciativas vencedoras em cada uma das cinco categorias (produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo) vão participar de um seminário em Brasília, durante a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018 (Semana PDA 2018), de 5 a 11 de novembro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição online que está no edital.

CONSUMIDORES

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos tem o objetivo de aumentar a compreensão e fortalecer a ação de todos os setores da sociedade, principalmente produtores agrícolas, indústria alimentícia, comércio e varejo, pesquisa e inovação, e os consumidores.

“As perdas estão sendo vistas pelos produtores e distribuidores porque representam prejuízo para eles. O que precisamos fazer agora é chamar a atenção dos consumidores para evitar os desperdícios dentro de casa”, destaca a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Rejane Pieratti.

O combate à perda e ao desperdício de alimentos é de uma ação humanitária em todo o mundo e foi incluído na Agenda 2030 por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12, que coloca o desafio de reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial.

DESPERDÍCIO

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, todo ano, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo são perdidas. Isso equivale a mais de 30% de toda produção de comida no planeta. No Brasil, em 2013, 26,3 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo. Produtos como arroz, milho, tomate e cebola são os mais desperdiçados no país.

Os esforços governamentais estão concentrados na implementação da Estratégia Intersetorial para a Redução de Perdas e Desperdício de Alimentos no Brasil, elaborada pelo Comitê Técnico de Perdas e Desperdício de Alimentos, no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, do qual faz parte o Ministério do Meio Ambiente.

SELEÇÃO

Podem participar da Chamada Pública pessoas físicas, instituições registradas no Brasil, instituições pertencentes à administrações públicas municipal, estadual e federal, direta ou indireta; instituições de pesquisa e/ou tecnologia e instituições privadas, com e sem fins lucrativos. Só serão aceitas inscrições que forem realizadas dentro do período e horário descritos acima, devidamente acompanhadas da documentação e materiais eletrônicos exigidos.

Hits: 48


Compartilhar




 
 
 





















A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás.

Leia Mais

Filie-se

Contatos


E-MAIL: [email protected]
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios