Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS


FPM: Previsão trimestral sinaliza queda em setembro

Publicado em 14/set/2018


A previsão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), divulgada ontem (13) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), indica que o mês de setembro será de “vacas magras”. A previsão inicial, que apontava uma queda de 12% foi revista, e a queda, agora, deverá ser de 28% em relação aos valores repassados em agosto. O valor previsto para o segundo repasse, que ocorrerá em 20/09, deverá ser de R$ 491.854.000,00 e para o último repasse do mês, o valor previsto é de R$ 1.775.000.400,00. Em valores nominais, sem a atualização das perdas inflacionárias, setembro deverá ser 6,94% menor que o mesmo período de 2017.

Tabela 1 – Comparativo dos valores previstos para setembro – 2017 x 2018

 

 

 

 

 

 

Com a atualização inflacionária, pelo IPCA, essa perda passa a ser de 10,68%. Se confirmada, essa será a segunda vez, em 2018, em que ocorre uma perda em relação ao ano anterior. Em julho, houve uma perda, em valores nominais, de 0,62%. Na comparação com o mês anterior (agosto) também há uma perda nominal de 28,15%.

Tabela 2 – Comparativo dos valores do FPM – Agosto x Setembro

Nas tabelas abaixo, com cálculo da equipe técnica da FGM, é apresentada a distribuição dos valores, em setembro, de acordo com fator de FPM de cada município:

Tabela 3 – Distribuição do FPM previsto – 2º Decêndio de setembro

Tabela 4 – Distribuição do FPM previsto – 3º Decêndio de setembro

A previsão para os meses de outubro e novembro, é de ganho respectivamente de 26% e 5%. Os valores totais a serem distribuídos são apresentados na tabela abaixo, que também trás os valores realizados e distribuídos de janeiro até agosto. Em relação aos valores previstos para outubro e novembro, ressalvamos que mensalmente a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) faz a revisão dos valores previstos, que podem ser majorados ou reduzidos.

Tabela 5 – Valores realizados do FPM e previstos para setembro e outubro

Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional

Hits: 82


Compartilhar




 
 
 





















A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás.

Leia Mais

Filie-se

Contatos


E-MAIL: [email protected]
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios