Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS


Estimativa populacional: Municípios têm até dia 17 para recorrer ao IBGE

Publicado em 06/set/2018


Como divulgado no último dia 29, data em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a estimativa populacional de 2018, está aberto o prazo para os Municípios contestarem os dados do órgão. Fica o reforço das entidades municipalistas tanto a FGM como a CNM que, como não houve atualização do Censo em 2015 e os dados refletem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os Entes que se sentirem prejudicados podem entrar com recurso administrativo até o dia 17 de setembro. Depois dessa data, eles só poderão recorrer na Justiça.

Segundo levantamento da Confederação, 135 localidades terão o coeficiente do Fundo reduzido por ter caído a faixa populacional, refletindo no valor que recebem atualmente. A lista completa pode ser consultada aqui. Se o cenário for confirmado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no próximo ano, esses Municípios receberão menos recursos do FPM, o que afeta as contas e o planejamento da gestão local.

A Bahia é o Estado mais impactado, com 56 Municípios que devem baixar o coeficiente; seguida por Paraná, com 15, e Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 13 cada um. A boa notícia para o Estado gaúcho é que ele também lidera, com São Paulo, a lista dos que apresentaram aumento de coeficientes, com 14 e 15 localidades beneficiadas, respectivamente.

Além dos 135 Entes que devem ser afetados já no próximo ano, há, ao todo, 268 Municípios próximos das faixas de mudança do FPM, ou seja, com até 500 habitantes, para fazer a transição.Esclarece-se que eles podem entrar com recurso também no IBGE para rever a população e tentar aumentar os coeficientes do FPM para o próximo ano.

Em Goiás três municípios perdem, um ganha e nove não mudam o coeficiente por uma diferença de até 500 habitantes. “O presidente Haroldo Naves, orienta a todos recorrerem administrativamente até o dia 17/09 e se preciso for judicialmente para ter reconhecidos os direitos constitucionais. Veja situação exposta nos quadros abaixo:

Municípios de Goiás quem Perdem ou Ganham

Municípios de Goiás que NÃO mudaram o coeficiente pela diferença de até 500 habitantes

Metodologia
Segundo o IBGE, as estimativas seguem um procedimento matemático e resultam da distribuição das populações dos Estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos Municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos Municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

Confira nota do IBGE

 

Fonte: FGM com dados da CNM

Hits: 125


Compartilhar




 
 
 





















A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás.

Leia Mais

Filie-se

Contatos


E-MAIL: [email protected]
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios