Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS


Campanha contra influenza já imunizou mais de 89% da população-alvo

Publicado em 16/maio/2018


A Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizada em Goiás desde o dia 13 de abril, já imunizou mais de 89% das pessoas que integram os grupos prioritários. Os registros preliminares da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), divulgados nesta terça-feira, dia 15, em coletiva, revelam que foram aplicadas, até agora, 1.480.120 doses da vacina, de um total de 1.759.600 distribuídas pelo Estado. Ainda faltam 17 dias para o fim da campanha, prevista para até dia 1º de junho, em todo o País.

A gerente de Imunização e Rede de Frio da SES-GO, Clécia Di Lourdes Vecci Menezes, informou, durante a coletiva, que a meta de 90% de vacinação só não foi atingida nos grupos de gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e população privada de liberdade.

Para garantir a imunização das pessoas que ainda não compareceram aos postos, a SES-GO vai recomendar às secretarias municipais de Saúde de todo o Estado a realização de uma busca ativa, ou seja, os profissionais vão até as casas das pessoas que precisam ser vacinadas.

Goiás lidera o ranking, em todo País, das unidades da Federação com maior proporção de doses aplicadas. De acordo com Clécia Vecci, a SES-GO já recebeu do Ministério da Saúde (MS), de forma parcelada, o quantitativo de doses previsto para a realização de toda a campanha. Entretanto, solicitou ao MS o envio de uma cota extra com mais 300 mil doses.

Casos da doença

Os registros da SES-GO também mostram que os casos de influenza representam 25% do total de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Neste ano, até o fim da Semana Epidemiológica 19 (12 de maio), foram feitos registros de 1.100 casos. Destes, 278 foram por influenza. Entre os casos de influenza, 250 foram pelo vírus A H1N1, 25 pelo vírus A H3N2 e três foram de influenza B.

O boletim da SES-GO também revela que o número de casos de influenza verificado neste ano em Goiás é menor que o registrado em 2016, quando houve uma epidemia da doença. Em 2016, no mesmo período, foram notificados 320 casos de influenza, enquanto neste ano houve o registro de 278 casos.

Os registros da SES-GO mostram, ainda, que a quantidade de mortes por Influenza diminuiu neste ano em relação a 2016. Há dois anos, neste até a Semana Epidemiológica 19, foram notificados 66 morte por influenza e neste ano, 44. Das 66 mortes em 2016, 63 foram por H1N1. Neste ano, das 44 mortes por influenza, 39 são pelo vírus H1N1.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Magna Maria de Carvalho, acentua que a tendência é de que os casos de Influenza diminuam a partir da segunda quinzena de maio em função da campanha de vacinação. Ela chama a atenção da população para a continuidade da adoção dos cuidados preventivos, entre os quais lavar as mãos com frequência, fazer uso do álcool em gel e evitar aglomerações.

Fonte: Secretaria da Saúde

 

Hits: 2


Compartilhar




 
 
 





















A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes Frente de Mobilização Municipalista (FMM) nasceu em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás.

Leia Mais

Filie-se

Contatos


E-MAIL: [email protected]
TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

Fale Conosco


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios